quarta-feira, 24 de abril de 2013

O que é Cutting e Bulking ?


O que é Cutting e Bulking ? 

antes de tudo lembre-se o nutricionista é um amigo, um parceiro na busca de seus objetivos, ele nao é um custo, ou um gasto, é um investimento, um dos melhores que alguém pode fazer.

Introdução


Ouvimos constantemente esses dois termos quando iniciamos nossos estudos sobre dieta e musculação pela internet.
Pois bem, esses termos nada mais que duas termologias que se referem à dieta do atleta. Se o objetivo e ganha de massa chama-se Bulking, no entanto se o objetivo e perda de gordura (com manutenção de massa) passa a ser referido como Cutting. 

Metabolismo Basal

Antes de se aprofundar nesses assuntos primeiramente e preciso entender algo básico, todos nos gastamos determinada caloria durante o dia, a esta quantidade X de calorias dá-se o nome de metabolismo basal. Calorias necessárias para a manutenção da vida do corpo por um dia, suas calorias diárias são então essas somadas as atividades que você realiza durante um dia, existem métodos que auxiliam e calculam valores aproximados desses numero, segue alguns métodos abaixo.

Continuando

Uma vez que você determina o seu gasto calórico, chega o momento de determinar o objetivo da sua dieta, você quer ganhar massa? Ou quer perder peso? Em todo caso recomenda-se um acréscimo ou corte de algo na faixa de 20-25% (alguns preferem trabalhar valores fixos de 500 calorias para mais ou para menos). Ou seja, se Fulano gasta 3000 calorias dia, e deseja perder gordura (não é perder peso, é perder gordura) ele faria digamos um corte de 20% nas calorias totais, somando então 2400 calorias dia, distribuídas obviamente entre Carboidratos bons, Proteínas e gorduras boas (isso mesmo, não se corta nenhum grupo alimentar, apenas se equilibra os mesmos), para isso você pode, deve e eu particularmente recomendo, o auxilio de um profissional de nutrição, que irá, junto com você definir os grupos alimentares corretos para atingir seus objetivos.

Quanto às quantidades de macro nutrientes diárias

Os macros nutrientes são os grupos alimentares básicos da alimentação, como dito anteriormente são as proteínas, os carboidratos e as gorduras. Novamente ressalto que eles devem vir de boas fontes, principalmente os carboidratos e as gorduras, em outro post entrarei, em mais detalhes sobre esses macro nutrientes.

Normalmente recomenda-se um consumo de determinadas gramas de macro nutrientes para cada quilograma de peso do individuo, um numero normalmente aceito é dê:










Em seguida ele consumira algo em torno de 53 a 54 gramas de gorduras boas (usa-se 20% do valor diários escolhido, 2400 dá 480, em seguida se divide por nove, que e o gasto energético de cada grama de gordura, portanto 480/9 = 53,3









Por fim se calcula a sobra (ressalto que o nutricionista, ou mesmo na internet existem muitas tabelas, apps, programas e etc que calculam tudo isso automaticamente, estou exemplificando por uma questão didática, para aprendizagem). Tudo o que sobra será carboidratos, temos então 2400 calorias - 480 calorias de gorduras - (140g proteínas * 4 kcal) 560 kcal = 1380 kcal de carbos que da em gramas (1380/4) 345 gramas de carbos.
  Nota: proteínas 1g = 4 kcal
  Carbos 1g = 4 kcal
  Gordura 1g=9 kcal

Com tudo isso preparado é só encaixar os alimentos da forma que você preferir, mantendo se possível, proteínas em todas as refeições, para evitar o catabolismo muscular (uma vez que o objetivo é a perda de gordura e não de massa magra)

Novamente existem apps, programas e nosso amigo nutricionista que nos ajudara a selecionar os alimentos.

Basicamente é isso, se ao invés de Cutting, fulano quisesse Bulking, teríamos 3600 como consumo diário.

  140g proteínas (pode subir uma pouco, além disso, se quiser).
  80 gramas de gordura boa
  580 gramas de carbos
  Mesmo principio, quantidade diferente igual a outro objetivo.

Suplementos que vem auxiliar

todo suplementos alimentar ele só tem sentido se voce regular sua dieta, isso mesmo, se voce nao se importa com o que voce come, e nao vai mudar isso, siga meu conselho de amigo , não gaste seu dinheiro com suplementos, suplementos veem para acrescer resultados as dietas.

uma vez dito isso , segue abaixo alguns complementos possiveis : 

                                                     












existem outros suplementos que também podem ser utilizados e são bem vindos , mas esses ai seriam os principais, para o caso da compensação alimentar da dieta, existem outros suplementos que podem e devem ser usados, mas por outros motivos, tais como melhores ganhos musculares ou combate ao catabolismo por exemplo.

Conclusão

Bem amigos então espero poder ter passado uma noção básica de Cutting e Bulking e iremos nos aprofundando nos próximos textos, se já curtiu nossas fanpages eu agradeço, senão clique nos links abaixo ou nas caixinhas ao lado.
Duvidas? Sugestões? Deixe seus comentários irei ler a todos, abraços. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...